Cinco serviços adicionais que agregam valor ao seu pet shop

Época de crise não é fácil para ninguém, nem mesmo para o setor pet. Ainda que os números apontem que o segmento vem resistindo, é importante estar sempre atento às oportunidades, especialmente aquelas que podem diversificar o seu negócio e aumentar o valor médio gasto pelos clientes em seu estabelecimento. Pensando nisso, o blog da My Pet Brasil listou alguns serviços para fazer com que seu pet shop vá muito além do consagrado trio banho-tosa-ração:

Transporte

Se a necessidade é a mãe da invenção, como diz Platão, porque não pensar nos problemas de seus clientes para criar e oferecer um novo serviço? Partindo dessa lógica, uma boa ideia pode ser investir em um serviço de transporte para buscar os pets em casa, levá-los ao pet shop para banhos ou consultas médicas e depois entregá-los, em segurança, novamente aos donos.

Para isso, além de um veículo apropriado (grande, de preferência), você também vai precisar de caixas de transporte individuais confortáveis para manter o bem-estar do animal e de um funcionário habilitado e treinado para fazer esse serviço externo. Apesar do custo inerente ao processo, cogite não cobrar pelo serviço extra, especialmente se os concorrentes não oferecem algo parecido. Esse diferencial pode pesar na decisão do cliente pela sua loja!

Hospedagem

Acolher pets enquanto os donos viajam ou trabalham pode ser um baita diferencial no seu negócio, mas já adiantamos que não é fácil implementá-lo. Além de um um espaço apropriado e adaptado, você precisará correr atrás de toda documentação para poder manter um canil animal – entre eles, um alvará de licença sanitária.

Outra demanda necessária é a contratação de profissionais especializados, como veterinários e tratadores, já que os animais precisam de supervisão e atividades constantes. Caso queira aprender mais sobre o assunto, recomendamos começar os estudos pela cartilha “Como montar um hotel para animais domésticos“, produzida pelo Sebrae.

Programa de Fidelidade (ou Promoções)

Propaganda é a alma do negócio, não é? Então por que não promover seu negócio através de um programa de fidelidade ou de promoções pontuais? Já pensou em oferecer um banho grátis a partir de um determinado número de banhos pagos, por exemplo? Ou realizar sorteios periódicos de produtos? E se você criasse cupons de desconto para estimular a segunda compra do cliente ou a recomendação de seus serviços para terceiros? Há muita coisa a se fazer para fidelizar sua clientela e atrair novos clientes. Uma boa dica é ficar atento às ações de outras lojas e segmentos para adaptá-las ao seu negócio! 😉

Adestramento e Cuidador

Nem todos os serviços adicionais precisam ser próprios do seu pet shop. Se a sua ideia é oferecer adestramento e cuidador, por exemplo, uma boa saída pode ser fechar uma parceria com profissionais autônomos que atendam a sua região. Neste caso, o seu trabalho seria facilitar o acesso a este tipo de serviço, resolvendo um problema do cliente. Portanto, monte uma rede de profissionais conhecidos e de confiança para recomendá-los, emprestando sua credibilidade a eles. Só não se esqueça: a parceria deve ser bem conversada entre as partes e vantajosa para ambos os lados, ok?

Beleza e Bem Estar

Tratamentos estéticos sempre foram uma prioridade humana, mas parece que agora essa moda chegou ao mundo pet. Pode parecer incomum, mas há quem ofereça serviços de escovação e branqueamento para os dentes e tratamentos a laser para problemas de pele dos pets, além de aulas de natação e sessões de acupuntura e ioga. Antes de arriscar-se em um novo ramo, vale o conselho: estude bastante, inclusive a viabilidade do serviço. Aliás, serviços de conveniência e de saúde são duas das tendências para este ano no mercado pet – confira a lista completa clicando aqui.

Ah, antes que você feche a página, uma dica extra: que tal criar um evento simples – uma palestra, por exemplo – para que algum dos profissionais ligados ao seu pet shop possa ensinar algo relevante aos clientes? Por que não oferecer isso de graça? Novamente: não pense apenas em ganhar dinheiro, pense também em desenvolver o relacionamento com a sua comunidade. Isso poderá fazer de você uma referência junto aos clientes, trazendo bons resultados no futuro.

Uma dificuldade ou dúvida recorrente de seus clientes pode vir a ser um excelente tema para uma palestra, que não só vai aumentar a credibilidade de sua loja como também trazer seus clientes para dentro dela! Converse com os clientes, ouça seus profissionais e parceiros e arrisque fazer um pequeno evento (só não esqueça de divulgá-lo). Você verá como o resultado te surpreenderá!

Curso Montar Pet Shop

Deixe um comentário