Pequeno Pet Shop

Panorama do Mercado Pet em 2024: Transformações e Oportunidades para Pequenos Pet Shops

O mercado pet tem sido palco de mudanças significativas nos últimos tempos, evidenciando um cenário de transformação dinâmica e oportunidades para os pequenos negócios. Grandes empresas como a Petz têm liderado esse movimento através de estratégias ousadas que moldam o setor. Confira alguns dos principais destaques recentes no mercado pet:

Expansões dos Grandes Players

A Petz, por exemplo, realizou um IPO marcante na Bolsa, consolidando sua posição como um dos maiores players do mercado. Além disso, suas aquisições estratégicas, como a Zee Dog, referência na categoria de acessórios premium, e a Petix, maior fabricante de Tapetes Higiênicos, somadas ao recente rebranding em 2023, reforçaram sua presença e inovação.

Paralelamente, a Cobasi não ficou atrás, recebendo pela primeira vez em sua historia um aporte financeiro externo significativo para ampliar sua presença nos canais digitais e acelerar a abertura de novas lojas. As aquisições da startup Petanjo e da rede Mundo Pet, com forte atuação no Nordeste, evidenciam sua estratégia de expansão.

Pet shop Petz

Uma informação relevante é o fato de que tanto Petz como Cobasi, conhecidas por suas megalojas que podem passar de 1,5 mil metros quadrados, começaram a investir na abertura de lojas menores, consideradas de porte médio com até 500m², otimizando suas operações, com redução de custos principalmente em aluguel e estoques.

A Petlove, ao adquirir a Dog Hero e receber investimentos da Porto Seguro, expandiu seus serviços e investiu em lojas físicas, visando uma abordagem mais abrangente e diversificada para atender às necessidades dos clientes. O forte investimento na divulgação de Planos de Saúde para Pets foi marcante em 2023 e promete ser um dos grandes destaques em 2024.

A PetCamp, rede de pet shops do interior de São Paulo, receberá um investimento de até R$ 100 milhões da BR Partners, com o objetivo de apoiar a sua expansão. As lojas, em geral, são de tamanho médio, e o plano é atingir 200 lojas em cinco anos.

Petland, a maior rede de franquias do país com mais de 300 lojas, vendeu 20% de sua participação para a família Jereissati, controladora do grupo Iguatemi, evidenciando um grande apetite por fundos de investimento no mercado pet.

Estratégias para Pequenos Pet Shops

Petz e Cobasi possuem, juntas, cerca de 10% do mercado pet no Brasil. Por isso, mesmo em meio à tantas mudanças, ainda há bastante espaço para os pequenos pet shops crescerem. Os chamados “pet shops de bairro” têm a oportunidade de se diferenciar através de estratégias específicas.

Um atendimento personalizado e próximo aos clientes, serviços especializados que os grandes não oferecem (como cuidados individualizados, treinamentos ou parcerias com profissionais de comportamento animal) e a exploração de nichos específicos são diferenciais valiosos.

Ao investir em produtos exclusivos, como alimentos orgânicos, acessórios customizados, ou mesmo direcionando-se a públicos específicos, como pets de raças particulares ou com necessidades especiais, os pequenos pet shops podem conquistar e fidelizar clientes, oferecendo experiências únicas.

O mercado pet vive uma era de transformações. Os pequenos negócios têm espaço para se destacar oferecendo um atendimento próximo, serviços especializados e produtos diferenciados, estabelecendo assim um lugar único nesse mercado vibrante e em constante evolução.

LEIA TAMBÉM: Como montar um Pet Shop Online

Gostou deste artigo? Compartilhe com outros donos de Pet Shops!

E entre em contato com a My Pet Brasil no caso de qualquer dúvida

SOBRE A MY PET BRASIL:

Somos fabricantes e distribuidores de produtos para pet shops. Contamos com uma equipe de atendimento especializada para ajudá-lo a montar seu pet shop com sucesso. Entre em contato conosco para obter mais informações.

Curso Montar Pet Shop