Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo

O Brasil é um país de proporções gigantes em inúmeros aspectos. Território, população, recursos naturais… O que muita gente não sabe é que o país também é um dos maiores na população de pets do mundo! Hoje o Brasil ocupa a segunda posição, com aproximadamente 139,3 milhões de pets, perdendo apenas para os Estados Unidos! O grande número de bichinhos, entre cães, gatos, aves e peixes, também movimenta uma indústria milionária que gerou cerca de R$ 178 bilhões, somente nos últimos seis anos.

Para saber mais sobre o panorama da população de pets no Brasil e como o crescimento do mercado pet reflete números interessantes para quem quer investir, não deixe de conferir!

Cães, aves e gatos: quem são os pets em maior número?

Segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 62% das casas do país tem pelo menos um pet. Os cães são os pets favoritos dos brasileiros com uma população estimada em 54,2 milhões, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Em seguida, os pets que têm a maior população são as aves canoras e ornamentais, com cerca de 39,8 milhões. Em seguida, os gatos ocupam a terceira posição com 23,9 milhões. Por último, peixes e outros, contam respectivamente, com populações de 19,1 milhões e 2,3 milhões.

Em termos de distribuição no território nacional, cães são mais comuns na região sudeste, enquanto gatos ganham popularidade na região nordeste.

Tendências e investimento

Diante de números tão expressivos, o crescimento do mercado pet é visto com otimismo principalmente por micro e pequenos empresários. Como se trata de um setor que praticamente não sofreu com os efeitos da crise econômica, as oportunidades para investir são promissoras e podem trazer resultados excelentes.

Naturalmente, o risco também existe. Por isso, quem deseja apostar em um mercado, com o tamanho do mercado pet, deve se preparar. Mais do que planejamento e pesquisas, conhecer as demandas locais, contar com um bom kit de produtos e fazer um bom gerenciamento do pet shop são essenciais.

Conhecer o perfil dos donos e pets também é fundamental. Afinal, produtos para cães, gatos, aves e peixes são bem diversos e únicos. Outra boa dica é começar com uma seleção de produtos de qualidade, mas que atendem diferentes orçamentos. Com o atual cenário econômico, a tendência é que donos deixem de fazer visitas constantes ao pet shop, ou comprar produtos voltados à beleza ou entretenimento do cãozinho.

Você já conhecia os dados sobre a população de pets? Pensa em investir no seu pet shop? Monte seu kit de produtos de forma estratégica. Confira nossos produtos aqui e adquira mais variedade para o seu negócio.

Curso Montar Pet Shop