Como montar um Pet Shop Online

Com a pandemia, a maioria das pessoas passou a usar a internet para encontrar produtos e serviços. No caso dos pet shops, não foi diferente. Contrariando a crise econômica gerada, o mercado pet voltou a crescer, o que demonstra que esse é um momento bastante positivo para quem quer investir em montar um pet shop online. E, para isso, será necessário investir em um bom site.

Um site é o cartão de visita da sua loja e o primeiro contato com o seu potencial cliente. Por isso, ter um site profissional não é um detalhe, ainda mais no atual contexto do mercado. Para quem quer montar um pet shop online, investir em um bom site é essencial e pode economizar muita dor de cabeça no futuro.

Se você quer migrar sua loja para o ambiente digital, montamos um post completo com tudo o que você precisa saber para montar seu pet shop online. Confira!

Como montar um pet shop online e estruturar seu site

Antes mesmo de comprar um domínio, escolher a hospedagem e a plataforma do pet shop online, é essencial montar um pequeno planejamento para o seu site. Para isso, lápis e papel na mão! Você precisará anotar algumas das informações básicas que não podem faltar em um site de um pet shop online. Uma breve apresentação sobre a loja, produtos pet e serviços oferecidos, diferenciais e contato são itens que não podem ficar de fora do seu site. Além disso, ter um espaço para publicar conteúdo de qualidade é essencial, uma vez que esse material irá servir também para divulgar seu pet shop e atrair potenciais clientes.

Uma boa sugestão é transformar cada um desses itens em uma aba na página inicial do seu site. Para cada aba, separe quais são os dados e informações que você quer inserir antes mesmo de começar a colocar a mão na massa!

Como registrar o domínio do meu Pet Shop?

Depois de montar toda a estrutura do seu site, chegou a hora de registrar o domínio. O domínio nada mais é do que o “endereço” do seu pet shop online na internet, ou seja, como os usuários conseguem te encontrar. A partir do momento que você tem o seu domínio registrado você tem exclusividade sobre ele e ninguém mais poderá utilizá-lo.

Para registrar o domínio do seu site, basta acessar o site do Registro.br, criar uma conta e seguir todos os procedimentos. O processo é bem simples e o custo anual de um registro é de R$ 40,00 (ano 2021).

Uma boa dica é pensar em um nome de domínio que tenha palavras-chave associadas ao seu petshop. Pense em um nome curto e de fácil memorização.

Escolha de hospedagem

Depois de escolher o seu domínio chegou a hora de contratar um serviço de hospedagem.

Este tipo de serviço serve para manter o seu site no ar e em pleno funcionamento.

Hoje existem opções tanto pagas quanto gratuitas de hospedagem. No entanto, vale a pena investir no serviço, afinal, além de barato, os serviços pagos beneficiam a visibilidade do seu site e impedem que ele saia do ar. Algumas opções como o Hostgator ou o Kinghost possuem planos bem acessíveis e que garantem a segurança e o funcionamento do seu site. Porém, vale a pena pesquisar mais alternativas.

Escolha de plataforma

Por fim, depois de todos esses passos, chegou a hora de construir o seu site propriamente.

Para isso, será necessário buscar uma plataforma. Hoje existem inúmeras plataformas como o WordPress, Blogger, Google Sites e Wix. Algumas delas, como o Blogger ou Wix por exemplo, não precisam de um serviço de hospedagem. No entanto, podem ser mais limitadas em termos de funcionalidade, especialmente se você deseja criar um e-commerce com produtos pet.

Antes de escolher a sua plataforma, no entanto, avalie quais são as possibilidades de layouts e de customização. Verificar a usabilidade também é interessante, já que quanto mais fácil e intuitiva de se mexer, menos tempo você perderá fazendo o seu próprio site.

Avalie a entrega de produtos de forma estratégica

Mesmo durante a montagem do seu pet shop online, você precisará pensar na logística e formas de entrega. Por isso, é essencial avaliar não apenas as ferramentas de processamento de pagamento, como também as políticas de frete.

Uma boa dica é usar a facilidade do “frete grátis” como ações promocionais, afinal, eles podem ser muito bons quando as entregas são feitas na sua cidade ou região, mas podem custar caro quando são para regiões mais distantes. Assim, usá-los de forma indiscriminada, pode representar riscos financeiros para o seu negócio.

Também é preciso pensar na política de entrega de produtos que são mais pesados, já que o frete pode ser extremamente caro e não compensar para o cliente.

Layout de navegação do seu Pet Shop Online

Por fim, é fundamental pensar no layout de navegação e no caminho a ser percorrido pelo usuário. É essencial que o seu site seja claro e oriente as ações que o cliente precisa fazer.

 Outro aspecto importantíssimo são as descrições e fotos de produtos. Além de belas fotos que explorem todos os ângulos e características, a descrição precisa ser precisa e contar com boas palavras-chave que auxiliem nos mecanismos de busca do seu site.

Ter uma boa presença online é imprescindível para qualquer negócio, incluindo os pet shops. Se você quer ser encontrado pelos seus clientes e ganhar mais visibilidade no mercado, não deixe de investir em um petshop online!

Curso Montar Pet Shop