Como montar um Hotel Pet

Hotel para pet: tudo o que você precisa saber

Saiba tudo como montar um Hotel Pet

Você já pensou em investir em um hotel para pet? Para quem gosta de animais, essa pode ser uma boa oportunidade de empreender e as possibilidades de lucro também são promissoras!

Hoje, o Brasil conta com uma das maiores populações de pets do mundo. Segundo dados do IBGE são cerca de 54,3 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos nos lares brasileiros. Não por outra razão, quem pensa em investir em um negócio, esse mercado apresenta boas perspectivas.

Hoje os pets têm status de membro da família. Por isso, quando os donos vão viajar ou precisam se ausentar, eles querem garantir o mesmo conforto e o carinho que os animais têm em casa e os hotéis de pets acabam sendo uma boa alternativa.

Se você gosta de pets, pensa em uma oportunidade de investimento e quer empreender, preparamos esse post completo com tudo o que você precisa saber antes de montar seu hotel de pet. Confira!

1.      Tenha um plano de negócios

Independentemente do ramo, se você quer investir em um negócio, o primeiro passo é montar um plano de negócios. Esse documento serve para você avaliar a viabilidade de um negócio, bem como, evitar uma série de pequenos erros que podem comprometer o futuro da sua empresa.

Através de um plano de negócios, o empreendedor tem uma estimativa de qual o valor do capital inicial para começar seu negócio. Além disso, o plano de negócios permite que o empreendedor avalie os custos, quais serão seus potenciais fornecedores, qual é o seu público-alvo, entre outras informações relevantes.

Quando estamos falando em um hotel de pet, um plano de negócios será fundamental para você definir questões como: (i) que tipo de pet quero atender, (ii) vale a pena se focar em um nicho, como hotéis para gatos, por exemplo, ou diversificar o serviço, (iii) quem são os fornecedores de ração, brinquedos, suprimentos e remédios que precisarei contactar, (iv) vale a pena diversificar os serviços oferecendo creche, (v) quem será minha equipe fixa e meus parceiros, entre outras questões.   

Montar um negócio, ainda mais com algo que a gente ama, é bem empolgante! Porém, antes de colocar a mão no bolso e fazer acontecer é preciso se planejar bem, para não gastar mais do que o necessário e não comprometer a viabilidade do negócio na montagem dele.

2.      Conheça o seu público

Depois de montar o plano de negócios, o segundo passo é pesquisar a fundo sobre o seu público. Você precisa entender exatamente qual é a demanda para a região que você vai atuar, bem como qual é o perfil dos donos e dos pets.

Em geral, os donos que buscam um hotel de pet são casais sem filhos ou solteiros pertencentes a classe A e B. Mas isso pode variar. O tipo de pet também precisa ser mapeado, já que uma estrutura para pequenos pets pode ser diferente do que grandes pets.

3.      Teste a viabilidade do seu hotel para pet

Antes de partir para a aquisição ou locação de um imóvel para montar seu hotel para pet , uma boa dica é testar seu negócio e ver na prática qual a viabilidade dele.

Uma boa forma de se fazer isso é usando a tecnologia. Hoje já existem aplicativos como o Dog Hero, por exemplo, que possibilitam que você ofereça hospedagem para um pet no melhor estilo de um Airbnb.

Essa é uma boa alternativa para quem quer entender melhor sobre a hospedagem de um pet na prática, bem como, avaliar se a demanda de fato existe e até qual seria o perfil da sua clientela.

3. Escolha uma localidade estratégica

Depois de testar a viabilidade do seu hotel para pet e estar seguro sobre a demanda desse tipo de serviço, chegou a hora de escolher um local para instalar o seu negócio. No caso de um hotel de pets não existe a necessidade de o empreendimento estar instalado no centro da cidade, por exemplo. Por isso, você pode optar por imóveis mais afastados, desde que contem com uma boa estrutura.

Lembre-se que o ambiente conta bastante para os donos. Portanto, mais do que a localização em si, procure investir em um imóvel amplo, que conte tanto com uma área interna quanto externa.

Hoje a maioria dos donos preza pelo conforto e pela diversão dos seus pets. Muitos querem dar aos seus bichinhos a mesma sensação que eles terem ao entrarem em um resort de férias, assim piscinas, um gramado amplo e áreas com brinquedos são bem valorizadas.

Caso o hotel fique localizado em uma região muito quente ou muito fria, investir em climatização também é um ponto importante. Além disso, é essencial providenciar uma estrutura que deixe o animal confortável, mesmo com a variação de temperatura.

Por fim, a higiene é outro ponto que conta bastante. Além de uma boa equipe, pensar em uma estrutura que facilite a limpeza dos canis e gatis também é um ponto positivo na estrutura.

4.Registre a empresa e cuide das licenças

Depois de definir a localização e a estrutura, chegou a hora de formalizar o negócio. Antes disso, é importante conhecer quais são os modelos de empresa existentes e qual delas se adéqua melhor ao seu hotel para pet.

A escolha do tipo de empresa é uma passo extremamente importante pois, além de determinar o regime tributário, alguns modelos favorecem a entrada de investidores no futuro.

Após a escolha, alguns passos serão necessários como a elaboração do contrato social, registro na Junta Comercial, obtenção do alvará de funcionamento, inscrição estadual e obtenção de licenças junto a Vigilância Sanitária.

5. Invista na parte visual

A decoração e o ambiente contam bastante em um hotel para pet. A lógica não é muito diferente de um hotel para humanos. Por isso, nesse tipo de negócio também vale a pena investir em uma bela decoração e iluminação que favoreçam o local.

Ao investir na infraestrutura interna, também é preciso pensar na limpeza. Assim, pisos resistentes e fáceis de limpar, por exemplo, devem ser considerados.

Avalie também a ventilação. Lembre-se que para evitar a proliferação de fungos, bactérias e vírus é essencial ter locais bem arejados.

Por fim, escolha sempre materiais que sejam seguros para os animais e não apresentem qualquer grau de toxidade.

Nas partes destinadas ao contato com os donos, como a recepção e o escritório, é fundamental investir em um ambiente agradável com uma decoração que seja voltada pensada em pessoas que amam pets.

5. Contrate uma equipe especializada

Um hotel para pet funciona 24 horas por dia. Por isso, ao pensar na contratação de uma equipe, é essencial pensar em turnos específicos para cada profissional. Minimamente um hotel precisará de uma recepcionista, cuidadores de pet, tratador e um veterinário.

Ter parcerias com adestradores também pode ser um diferencial. Afinal, muitos donos gostariam de voltar para casa com um pet mais educado!

Um hotel para pet pode ser uma ótima oportunidade de investimento. Porém, assim como qualquer negócio, é preciso planejamento e visão empreendedora para transformar seu hotel em um negócio lucrativo. Quanto mais você conhecer sobre o mercado e seu público, maiores são as chances de sucesso. Por isso, invista tempo se planejando, teste e de passos estratégicos para montar seu negócio.

Você pensa em montar um hotel para pet? Procura parcerias estratégicas? Conheça os produtos da My Pet Brasil.

Curso Montar Pet Shop