Taxa Dog saiba tudo

Táxi dog: vale a pena investir nesse serviço?

O mercado pet hoje é gigante e possui diversas oportunidades para quem quer empreender. Um dos serviços que vem ganhando destaque é o táxi dog, um tipo de transporte especializado para pets.

Atualmente, tanto profissionais autônomos quanto petshops estão oferecendo esse serviço que representa mais comodidade tanto para os donos quanto para os animais. Para saber mais sobre como funciona o táxi dog e se vale a pena investir nesse serviço não deixe de conferir!

Quando oferecer um táxi dog?

Como os táxis comuns, em geral, não transportam pets, os serviços de táxi dog são uma boa oportunidade tanto para quem quer empreender de forma autônoma, quanto para quem quer agregar valor ao próprio petshop.

Para quem quer investir no táxi dog de forma autônoma, é essencial contar com uma rede de parceiros para viabilizar o negócio. Assim, antes de investir em um veículo e criar tarifas, converse com donos de petshops, treinadores e até clínicas veterinárias que possam se interessar como parceiros. Buscar amigos que tenham pets e precisem desses serviço também é uma ótima forma de começar.

Para quem já tem um petshop e pensa em oferecer o táxi dog como um adicional, primeiro é preciso pesquisar com a clientela se existe essa demanda. Também é essencial avaliar a margem de lucro do banho e da tosa, para saber se incluir mais o custo do táxi dog faz com que o valor final seja interessante para o cliente.

No caso dos petshops também vale pensar na sua estrutura, para avaliar se um serviço de táxi dog é interessante ou não. Se o seu petshop não tem estacionamento próximo, por exemplo, oferecer esse tipo de serviço pode ser não apenas uma comodidade, como também um diferencial.

Vale destacar que o Conselho Nacional de Medicina Veterinária determinou através da Resolução 3086, de 30 de setembro de 2016, que transportes emergenciais de pets só podem ser realizados por ambulâncias. Assim, o transporte através do táxi dog só pode ocorrer em situações não emergenciais.

Quem busca um táxi dog?

O táxi dog é um serviço cada vez mais procurado pelos donos de pet. Hoje, especialmente nos grandes centros, é comum encontrar pessoas que desistiram de ter um carro, mas amam bichos de estimação. Para essas pessoas, o táxi dog é um serviço quase que essencial, especialmente quando se trata de levar o pet para o veterinário ou para o banho e tosa.

A demanda existe, mas pode variar de acordo com a cidade ou mesmo o bairro. Por isso, é fundamental pesquisar o perfil do consumidor e entender o que eles necessitam, antes de investir no negócio.

Como estruturar um táxi dog?

Para estruturar um serviço de táxi dog, o primeiro passo é ter uma carteira de habilitação, afinal sem ela não é possível dirigir. Para esse tipo de serviço não é necessário nenhum tipo de habilitação especial, ou seja, a CNH pata categoria B é válida.

O segundo passo é investir em um veículo adequado. Para transportar animais de diferentes portes, o ideal é ter um veículo espaçoso do tipo furgão. Modelos de carros como o Doblô, Pálio Weekend, Renault Sandero e Peugeot Boxer Furgão são ideais.

Para prestar serviços de táxi dog também é essencial que no carro tenha uma identificação deixando claro que o veículo é utilizado para transportar animais. Essa é uma exigência do Conselho Nacional de Medicina Veterinária (Resolução 3086, de 30 de setembro de 2016).

Além disso, é fundamental contar com uma estrutura de caixas transportadoras, cinto de segurança e uma grade mantenha o motorista separado do animal.

Portas elétricas e ar-condicionado são diferenciais que promovem mais conforto e segurança durante o transporte.

Caso você opte por prestar o serviço de forma autônoma, ter um celular com WhatsApp e uma maquininha de cartão facilitam o acesso de clientes e o pagamento.

Formalizando seu negócio como táxi dog

Caso você queira prestar serviços de táxi dog de forma autônoma, é fundamental regularizar seu negócio. Uma boa alternativa é se formalizar através do MEI (Microempreendedor Individual) na atividade de “transportador municipal de passageiros sob frete”.

Com a formalização, você como profissional tem uma série de vantagens. Além de ter acesso a Previdência Social e uma aposentadoria no futuro, você pode emitir nota o que facilita na credibilidade junto a fornecedores, especialmente parcerias com empresas maiores.

Cuidados no transporte

Transportar pets em um táxi dog não é um serviço complicado, afinal, qualquer pessoa com uma habilitação para dirigir e um carro adequado poderão fazê-lo. Porém, esse tipo de serviço tem uma grande responsabilidade, afinal, se acontecer qualquer dano ao animal durante o trajeto, o motorista pode ter sérios problemas.

Além de gostar muito de bichos, para prestar serviços como táxi dog, é fundamental ter alguns cuidados, especialmente com relação à limpeza do veículo. Para evitar a transmissão de bactérias, vírus e parasitas é fundamental higienizar o carro a cada transporte.

Quanto pode custar o serviço?

Existem diversas formas de tarifar o serviço de táxi dog. No caso dos pet shops, muitos acabam cobrando uma taxa única para levar e buscar o pet. Para calcular a taxa, é essencial que o dono saiba exatamente a margem de lucro que possui com banho e tosa, antes de estabelecer o valor da taxa de transporte. Isso é importante pois, em muitos caso, o valor do banho mais o transporte acabam saindo caros para o dono e inviabilizando o serviço. Logo, é preciso ver se é possível diminuir a margem de lucro do banho e tosa por exemplo, para ganhar também no transporte.

Já no caso dos autônomos, em geral, existe uma tarifa por quilometro rodado, que costuma ser entre R$ 3,50/km a R$ 6,00/km dependendo do horário.

Além disso, o motorista deve considerar a possibilidade de cobrar algumas taxas como: taxa de espera, taxa de limpeza ou taxa de cancelamento.

Ter ou não ter um táxi dog?

Muitos donos de petshop acreditam que investir em um táxi dog é mais vantagem para o cliente do que para a loja. Isso porque, com o serviço, o cliente deixa de comparecer ao petshop e consequentemente as vendas podem cair.

Porém, essa é uma visão bastante limitada. Afinal, existem alternativas para vender, mesmo que o cliente não venha até o petshop. Fazer programas de assinatura de ração e produtos, oferecer descontos e encaminhar sugestões de produtos por e-mail ou WhatsApp são formas de vender também. Nada impede que o cliente pague o táxi dog para transportar seu pet e receber algumas compras.

O mercado de pet é grande e representa inúmeras oportunidades. Donos de petshop que estão dispostos a criar facilidades e comodidades para a clientela tendem a sair na frente e se destacar da concorrência.

O serviço de táxi dog é sim um diferencial que pode trazer benefícios tanto para o petshop quanto profissionais que querem investir no ramo.

Você pensa em investir em um táxi dog? Procura parcerias estratégicas para o seu petshop? Conheça os produtos da My Pet Brasil.

Curso Montar Pet Shop