Banho e tosa: quais são os equipamentos necessários?

Mais do que loja de acessórios, ração ou medicamentos, as pessoas ainda vêem os pet shops como lugares ideais para lavar, secar e aparar periodicamente os pelos de seus cachorros e gatos. No entanto, oferecer o serviço de Banho & Tosa em lojas deste tipo requer investimento em infraestrutura e profissionais especializados, além de respeito à regras sanitárias e de segurança.

A seguir, detalhamos cinco equipamentos fundamentais para montar um banho e tosa e explicamos, de forma curta e direta, quais regras precisam ser seguidas para que o seu pet shop ofereça este serviço. A lista de equipamentos foi definida pelo Sebrae.

EQUIPAMENTOS BÁSICOS PARA PET SHOP

SOPRADOR

É utilizado na pré-secagem do animal. Trata-se de um jato de vento que remove a água dos pelos logo após o banho, agilizando o processo e ajudando a economizar energia.

Soprador Minag

SECADOR

É quem seca efetivamente o animal. Por isso, é importante investir em um modelo que tenha boa ergonomia e seja de qualidade reconhecida. Será bastante utilizada.

Veja modelos de secadores e sopradores recomendados pela My Pet Brasil

MÁQUINA DE TOSA

Como os secadores, também devem ser ergonômicas e duráveis, pois terão muito uso. Lembre-se: a tosa é a maior vitrine da qualidade do seu serviço para o cliente. Capriche!

LÂMINAS DE TOSA (de vários tamanhos)

As fechadas têm os dentes mais próximos e, portanto, são mais seguras, sendo indicadas para iniciantes e usadas no acabamento da tosa. Já as abertas têm mais espaço entre os dentes e passam melhor entre os pêlos, mas pedem maior cuidado para que não provoquem ferimento nas dobras, verrugas e mamilos dos bichinhos.

A numeração de cada lâmina é inversa, ou seja, quanto menor o número, maior a altura do corte (3/3F = 13mm; 7/7F = 3.2mm). Por fim, além de cuidar da limpeza diária da máquina, invista também adaptadores, lubrificantes e desinfetantes para elas.

MESA DE TOSA

A mesa de tosa garante que o serviço seja realizado com segurança e qualidade. Alguns modelos têm regulagem de altura, que facilita o trabalho para o profissional do banho e tosa.

OUTROS ACESSÓRIOS

Shampoo, talco, abrilhantador, lacinhos e gravatas são bons acessórios para finalizar o serviço de banho e tosa. Pode parecer detalhe, mas faz a diferença. 😉

REGRAS TÉCNICAS

Com a aprovação da resolução n° 1069/2014, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) definiu que todos os pet shops precisam ter um médico veterinário como responsável técnico da loja, garantindo um ambiente “livre de excesso de barulho, com luminosidade adequada, livre de poluição e protegido contra intempéries ou situações que causam estresse aos animais”, como indica o inciso I do artigo 5o da resolução.

Além disso, o responsável técnico deverá cuidar da elaboração de um manual para a prática do banho e tosa, que deverá ser realizado por profissional com certificação no tema. A resolução ainda determina que o pet shop deverá garantir que tutores tenham acesso irrestrito aos espaços reservados para o banho e tosa durante o procedimento.

Quanto à estrutura física, recomenda-se que o espaço seja separado do resto da loja e ofereça conforto para os animais, com o mínimo de 2,70m de altura por 2,70m de largura. O escoamento da água deve ser feita diretamente na rede de esgoto, enquanto o tanque/banheira precisam de uma caixa de sedimentação sem infiltrações. Já as instalações elétricas ou hidráulicas devem ser protegidas por calhas ou canaletas externas.

Por fim, a área de banho e tosa deve ter piso, paredes e teto com superfície impermeável e lavável, sendo recomendado o uso de azulejos, mais fáceis de limpar. O ambiente precisa ser ventilado e ter um extintor de incêndio acessível. Vale frisar que todos os equipamentos utilizados durante a prática devem apresentar boas condições de higiene e conservação, com manutenção comprovável.

Algumas fontes consultadas: Sebrae, Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Curso Montar Pet Shop

Deixe um comentário