Qual é o perfil do consumidor pet no Brasil?

Mulher solteira, sem filhos e de classe média, moradora da região Sudeste. Esse é o perfil mais típico do consumidor de produtos e serviços pet no Brasil, segundo levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a empresa de pesquisas digitais MeSeems.

O perfil do consumidor pet no Brasil traçado pela SBVC é fruto de uma pesquisa realizada em 2016. Ao todo, foram ouvidas 500 pessoas acima de 18 anos de todas as regiões do país. A amostra pesquisada é predominantemente feminina e se concentra na faixa entre 18 e 30 anos.

Entre os resultados do levantamento, chama a atenção a ampla maioria de pessoas solteiras (65%) e sem filhos (74%) entre os respondentes, reforçando a percepção de que animais de estimação são membros da família e, portanto, recebem maior dedicação e investimento por parte dos donos.

Qual é o perfil dos donos de pet no Brasil?

Quanto ao perfil dos tutores, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) apontou empate técnico entre homens e mulheres. Segundo o levantamento realizado em 2018, os homens representam 50,2% dos donos de pet e as mulheres, 49,8%.

Além disso, a mesma pesquisa indicou que o típico dono de animal de estimação pertence principalmente às classes C, D ou E (54,4%), tem entre 25 e 44 anos (57,7%) e já está com o pet há pelo menos cinco anos (54,8%).

Sobre essa relação, um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizado em 2017 apontou que a maioria dos donos entrevistados (61%) veem seus pets como parte da família

Já quem atende a demanda dos “pais” e “mães” de pets é um mercado robusto que se divide entre empresas de alimentos (Pet Food), medicamentos veterinários (Pet Vet), higiene e bem estar (Pet Care) e prestadores de serviços (Pet Serv).

Segundo a Abinpet, o mercado pet representa cerca de 0,36% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, estando à frente de setores relevantes como o de utilidade doméstica e o de automação industrial. 

Ainda de acordo com os dados levantados pela entidade em 2018, o consumidor de produtos pet costuma gastar principalmente com itens do setor de Pet Food, seguido por serviços oferecidos por empresas do segmento Pet Serv e Pet Care.

*Conteúdo atualizado e ampliado em setembro de 2021

Curso Montar Pet Shop