Pet Sitter

Pet Sitter: o que é? Saiba tudo

O Brasil tem cerca de 139,3 milhões de pets, por isso, o que não faltam são bichinhos precisando de cuidados e carinho na ausência dos seus donos. Não é à toa que a atividade de Pet Sitter anda cada vez mais em alta. Muita gente vem deixando profissões tradicionais para ganhar a vida cuidando dos pets. E, muitos deles não reclamam da mudança e muito menos dos resultados financeiros.

Ser pet sitter pode sim ser uma atividade lucrativa. Porém, para quem quer fazer disso a sua principal fonte de renda é essencial se especializar e oferecer alguns diferenciais ao seu cliente. Já que tem como foco a renda extra, ser pet sitter também é possível e já existem aplicativos que conectam donos aos profissionais.

Para quem quer saber mais sobre a atividade de pet sitter, quanto cobra um profissional, quais cuidados ter antes de fechar uma diária e como divulgar seus serviços, preparamos um post completo. Confira!

O que faz um pet sitter?

Ao contrário do que muita gente pensa, os serviços de pet sitter vão muito além de brincar e passear com os pets. Profissionais da área também são responsáveis por todos os cuidados com os bichinhos, o que inclui alimentação, higiene e até medicação.

Alguns profissionais do mercado chegam a oferecer serviços mais especializados, como banho e tosa em domicílio. Além de se diferenciar, esses pet sitters costumam conquistar uma clientela específica: os donos de pequenos cães que precisam desses serviços com certa frequência.

Algumas atividades que são parte do dia a dia de um pet sitter são:

  • Alimentar os pets, trocar a água e fazer a higienização de comedouros e bebedouros
  • Brincar e fazer carinho
  • Passear
  • Trocar tapetes higiênicos, caixas de areia e higienizar a área onde o pet faz suas necessidades
  • Dar medicamentos
  • Dar banho, fazer escovação, tosar

Todas as tarefas incluídas no serviço de pet sitter dependem da formação e da experiência do profissional. Muitos já tiveram pets ou trabalharam em pet shops, por isso realizam atividades como dar banho ou passear com segurança.

Quanto ganha um pet sitter?

Os valores dos serviços de pet sitter podem variar bastante de acordo com as atividades inclusas na diária. Hoje existem profissionais que cobram por hora e também profissionais que cobram pela visita. Em geral, os valores por visita giram em torno de R$ 30,00 a R$ 40,00.

Alguns pet sitters preferem trabalhar de forma autônoma, ou seja, diretamente com o cliente e seus pets. Esses profissionais costumam ter pacotes mensais de serviços, o que facilita a fidelização e também a cobrança. Quem busca ser pet sitter como forma de ganhar uma renda extra, acaba optando pelos aplicativos especializados, que são uma boa opção também para quem quer começar. Os aplicativos acabam retendo uma parte do valor da diária, mas, em compensação, o profissional não precisa correr atrás de clientes.

Cuidados para quem deseja ser Pet Sitter

Embora não falte demanda, a atividade de pet sitter requer muita responsabilidade. Afinal, os pets hoje são considerados como filhos e possuem status de membro da família. Para evitar problemas e acidentes é fundamental tomar alguns cuidados, tais como:

  • Converse com o dono antes de fechar a diária. Nesse primeiro contato, registre todas as informações sobre o pet, incluindo horários de alimentação, nível de energia, problemas comportamentais que o pet já apresentou, atividades que podem ou não ser feitas, etc. Também é importante registrar quais serão as atividades inclusas na estadia. De preferência deixe tudo por escrito, seja na forma de e-mail ou mensagem de WhatsApp, por exemplo.
  • Conhecer o pet antes de fechar a diária também é bastante recomendado. Você pode até marcar uma vídeo chamada para ver o animal, suas condições e conhecer um pouco do seu comportamento.
  • Pesquisa sobre a raça antes. Cada raça conta com as suas particularidades e isso influencia no tratamento do animal. Por exemplo, alguns cães contam com um alto nível de energia, logo passeios mais longos e brincadeiras mais intensas são essenciais para essas raças. Os gatos também podem apresentar comportamentos variados conforme a raça e também requerem cuidados especiais.
  • Assistir vídeos sobre “como passear”, “como educar”, o que fazer e o que não fazer diante de mau comportamento também são excelentes para evitar situações desagradáveis, fugas, acidentes e até mordidas.
  • Durante a estadia, procure manter um contato ativo com os donos, enviando vídeos e fotos da rotina. Isso vai deixá-los mais tranquilos e o profissional ganha mais credibilidade para outras estadias.
  • Por fim, cumpra os horários, não desmarque estadias de última hora e cumpra exatamente aquilo que foi combinado. 

Diferenciais de um bom pet sitter

Os diferenciais de um bom pet sitter variam de acordo com a clientela. Para quem atende cães de pequeno porte com pelagem abundante, por exemplo, oferecer serviços de banho e tosa no domicílio do cliente pode ser um diferencial.

Embora não seja exigida qualquer formação específica para se tornar pet sitter, uma experiência prévia trabalhando em pet shops ou mesmo cursos técnicos de veterinária aumentam a probabilidade de contratação.

Ter uma página nas redes sociais que mostre a sua forma de atuação, os pets que você atende e depoimentos de clientes é uma ótima maneira de divulgar o seu trabalho e também pode ser um diferencial. Afinal, a maneira como você lida com os pets também conta bastante e certamente é única.

Onde divulgar o seu serviço?

Para quem está começando na atividade e tem como principal foco a renda extra, a melhor forma de divulgar seu serviço é através dos aplicativos de pet sitting e passeio com pets.

Já quem pretende se profissionalizar mesmo, o ideal é pensar em uma página nas redes sociais e um site. Também é fundamental investir em um bom conteúdo para atrair potenciais clientes.

Pet sitter é hoje uma atividade com boa demanda e pode sim ser lucrativa. Portanto, para quem ama os pets e pensa em transformar sua paixão em trabalho, está aí uma boa alternativa.

Você pensa em investir na área de pet sitter? Procura parcerias estratégicas para o seu negócio? Conheça os produtos da My Pet Brasil.

Curso Montar Pet Shop