Mix de produtos para pet shop
Mix de produtos para pet shop

Mix de produtos para Pet Shop: como montar?

Todo lojista sabe que a variedade de produtos para pets no mercado é cada vez maior. Como já falamos aqui, de cerveja a petiscos veganos, o que não faltam são novidades para agradar os pets e seus donos.  Porém, na hora de escolher os produtos ideais para a sua loja, o que fazer? Muitos lojistas agem na tentativa e erro até encontrar um mix de produtos para Pet Shop que seja ideal. Porém, esse tipo de atitude, além de muito arriscada, costuma trazer prejuízos aos donos de Pet Shop.

Para evitar produtos parados no estoque e clientes insatisfeitos porque não encontraram o que buscavam, é preciso agir de forma estratégica. Documentação das vendas, pesquisa de mercado e coleta de dados são essenciais para montar um mix de produtos para Pet Shop atrativo. Para saber mais, não deixe de conferir o conteúdo abaixo!

Como montar um mix de produtos para pet shop?

Todo pet shop deve contar com um mix de produtos bem segmentado para diferentes tipos de cliente. Isso faz com que a loja atraia mais consumidores e tenha mais abrangência no mercado.

O segredo do sucesso é encontrar um mix de produtos para Pet Shop que atenda aos diferentes perfis de clientes da sua loja e tenha uma boa demanda no mercado. Para fazer a seleção desses produtos não existe uma receita pronta. No entanto, algumas dicas podem ajudar!

1. Conheça o seu perfil de pet shop

Os produtos que você oferece no seu Pet Shop precisam estar alinhados com a sua marca e com o estilo da sua loja. Hoje existem diferentes perfis de Pet Shops para diferentes públicos. Lojas focadas somente em cães, ou especializados em gatos, lojas que oferecem de tudo um pouco, enfim, existem diferentes perfis de Pet Shops hoje no mercado.

Para encontrar os itens ideais para o seu mix, é preciso que você trace um perfil do seu Pet Shop e avalie quais são os tipos de produtos que mais se encaixam com a sua marca.

2. Entenda quem é o seu público-alvo

Na hora de montar um mix de produtos para Pet Shop, muitos lojistas cometem os mesmos erros. O primeiro deles é escolher produtos com base no gosto pessoal, ou ainda, naquilo que o lojista acha que vai vender.

É preciso entender quem são seus clientes e quem é o seu público-alvo antes de montar um mix de produtos. A escolha de todos os itens deve ser baseada nas demandas e nos interesses desses consumidores e não nos do lojista.

Uma boa forma de conseguir essas informações, além de conversar com seus clientes, é realizar pesquisas. Você pode usar ferramentas gratuitas como o Google Forms, por exemplo, e enviar aos seus clientes. Para estimular a participação, ofereça descontos ou mesmo alguns pequenos mimos. Você consegue as informações que precisa e os clientes e ainda agrada o seu público. Acredite, muitas pessoas se engajam na hora de responder as pesquisas.

3. Avalie margem de lucro, sazonalidade e validade

Certamente, a demanda é um item que deve ser avaliado na escolha dos produtos do seu mix, porém, não é a única. Além de produtos que tenham uma boa demanda, o lojista também deve avaliar questões como a margem de lucro, sazonalidade e até validade. Produtos que têm uma baixa margem de lucro, por exemplo, não ajudam no crescimento do negócio. Da mesma forma, produtos sazonais e com validade curta podem trazer prejuízos grandes para o Pet Shop.

Infelizmente não existe uma “receita de bolo” para a escolha dos produtos. É preciso colocar tudo na ponta do lápis para então tomar boas decisões.

4. Análise de concorrência

Por fim, também é importante avaliar quais produtos estão sendo vendidos pela concorrência, para que o seu Pet Shop não se veja envolvido em nenhuma guerra de preços. O ideal é ter alguns produtos exclusivos, que só são encontrados na sua loja. Isso atrai clientes específicos, que ao gostarem da loja e do atendimento, acabam comprando outros produtos.

Tudo o que pode ser usado como isca para atrair clientes sempre é interessante. Porém, de novo, isso não deve ser um aspecto considerado isoladamente. Sempre avalie a demanda, sazonalidade, margem de lucro e demais questões antes de adquirir o produto.

5. Atenção aos fornecedores

A escolha do mix de produtos para Pet Shop também deve considerar o comportamento e a reputação dos fornecedores. Mais do que o produto em si, o lojista também deve avaliar se fornecedor oferece o atendimento que ele precisa.

Lembre-se que toda vez que um cliente chega ao Pet Shop e não encontra um determinado produto, as chances de ele acabar trocando a sua loja pela concorrência são grandes. Ainda mais se estamos falando de produtos com consumo recorrente como rações ou medicamentos, por exemplo.

Ter o produto que o cliente quer sempre a sua disposição é um desafio. Porém, é uma meta que todo dono de Pet Shop deve ter se quiser fidelizar a clientela e construir um negócio lucrativo.

Na hora de montar seu mix de produtos, procure tomar decisões baseadas em fatos e em dados. Muitos lojistas erram quando agem por impulso ou baseados na própria intuição. Ao adquirir seu mix de produtos para Pet Shop, procure organizar o estoque de forma estratégica, para que não falte, nem sobre produtos.

Gostou dessas dicas para montar seu mix de produtos para Pet Shop? Confira também algumas boas práticas para gestão de estoque. Adquira mais variedade para o seu Pet Shop! Confira mais produtos para o seu mix!

Curso Montar Pet Shop