Comprar produtos para Pet Shop: como fazer boa gestão de estoque

O mercado pet conta com uma variedade enorme de produtos – de petiscos veganos a cerveja para cachorro. É comum até escutarmos que hoje os pets têm uma qualidade de vida melhor do que a nossa (os seres humanos!), porque o mercado cresceu, os hábitos mudaram e as empresas passaram a desenvolver produtos cada vez mais específicos.

Um dos maiores desafios de empreendedores que atuam no mercado pet é justamente fazer a seleção do mix que irá vender em seu Pet Shop. Quais produtos devo escolher? A resposta para essa pergunta pode variar, de acordo com o local onde seu negócio está estabelecido, o perfil do seu cliente, a sua estratégia de divulgação, entre outros fatores.

A principal recomendação nesse caso é conhecer quem é (ou quem pode vir a ser) o seu cliente, identificando o perfil e entendendo os tipos de produtos ou serviços que ele costuma adquirir. O cliente precisa estar no centro do seu planejamento. Entendendo quem é o seu consumidor fica mais fácil escolher os itens que poderá vender.

Ter variedade de produtos é essencial, porém quando selecionados sem critérios podem gerar perdas financeiras. Nunca esqueça que estoque parado é dinheiro empatado. Além disso, no mercado pet muitos produtos têm validade, como petiscos, rações e medicamentos. É fundamental ter um controle sobre esses produtos.

Passos para uma boa gestão de compra e venda de produtos

Ter um controle sobre as entradas e saídas de produtos é essencial para vencer o desafio da gestão de estoque do seu Pet Shop. Isso pode ser feito de forma manual, via planilhas por exemplo, ou com o auxílio de softwares (os chamados ERPs). Existem boas soluções no mercado de softwares, que trazem facilidades como importação de notas fiscais para dar entrada nas mercadorias, baixas automáticas de estoque quando um produto é vendido, relatórios gerenciais, entre outros.

Avalie a sazonalidade dos produtos. Por exemplo, roupinhas e caminhas costumam vender mais no inverno, uma vez que a procura por esses itens cresce. Já no verão, os antipulgas têm uma ótima saída, já que é nessa época que os parasitas se reproduzem com mais facilidade.

O relacionamento com fornecedores é outro ponto importante da gestão de compra e venda de produtos. Afinal, seu negócio depende deles. Além de selecionar bons fornecedores, procure investir no relacionamento, sempre visando o longo prazo. Isso é determinante para negociar melhores condições em momentos mais difíceis, ou ainda, conseguir descontos.

Por fim, o controle do capital de giro é outro aspecto fundamental. Afinal, é esse recurso que garante que a sua empresa não feche as portas. Comprometer o capital de giro para adquirir uma grande quantidade de produtos é um erro comum, especialmente de micro e pequenos empreendedores. Até porque, além de garantir a sustentabilidade do negócio, esse recurso também favorece a criação de políticas que facilitam o pagamento para seus clientes, como parcelamento no cartão de crédito.

Estoque mínimo: quando comprar produtos para pet shop?

Mais do que realizar todos os passos que citamos, para ter uma boa gestão de compra e venda de produtos para o seu pet shop, é fundamental conhecer o conceito e como calcular o estoque mínimo. Para que não sobre ou falte nenhum dos inúmeros produtos que ele oferece à sua clientela.

Estoque mínimo, nada mais é do que uma fórmula onde o empreendedor calcula qual melhor momento para comprar produtos para pet shop. Ele oferece o número exato de produtos que você deve ter no seu estoque para não ficar no prejuízo. Obviamente, para chegar ao cálculo exato, o empreendedor precisa ter um bom controle dos produtos que entram e saem do seu pet shop, bem como, conhecer prazos e comportamentos de seus fornecedores.

Para calcular o estoque mínimo, vamos supor que o prazo de entrega de um fornecedor de rações é de 10 dias e, em média, o seu pet shop vende um saco de ração por dia. O estoque mínimo é calculado pelo prazo de entrega, multiplicado pela média das vendas. Do resultado dessa multiplicação, adicione 20% de margem de reserva. Pronto! Você já tem o número de unidades que você deve ter no estoque mínimo. No exemplo que colocamos, a quantidade de unidades, portanto, será 12.

Fazer esse tipo de cálculo é essencial para uma boa gestão de compra de produtos e serviços. Afinal, ele é a base para que você evite todos os problemas e danos decorrentes do excesso de produtos em estoque, ou a falta deles.

Agora que você já sabe como realizar uma boa gestão de compra e venda de produtos para o seu petshop, que tal diversificar sua linha de produtos? Confira nossos produtos aqui e adquira mais variedade para o seu negócio.

Curso Montar Pet Shop