Saiba quais são os tipos de tosa que existem

Quais são os tipos de tosa para cachorro?

Existem diversos tipos de tosa e ela é muito mais do que um simples procedimento estético para cães. Ela também beneficia a troca de pelos, evita que o pet sofra com o excesso de calor e impede o acúmulo de sujeira no animal. Ao contrário do banho, que pode ser realizado por qualquer pessoa, a tosa requer conhecimento profissional. Por isso, o groomer, tosador ou popularmente chamado de “cãobelereiro”, é uma contratação obrigatória para qualquer petshop.

A demanda por este tipo de serviço cresceu tanto nos últimos anos, que alguns estabelecimentos se especializaram exclusivamente em tosa. Para quem pensa em oferecer a tosa profissional no seu pet shop ou mesmo contratar profissionais da área, vale a pena conhecer todos os tipos de tosa. Confira!

Tipos de tosa e demanda de serviços em pet shop

Como explicamos, o banho é um tipo de atividade que qualquer pessoa pode realizar. Muitos donos até preferem dar banho em casa no seu pet. Porém, com a tosa não é a mesma coisa. Muitos donos que se aventuram com uma tesoura, não raras vezes, acabam arrependidos e buscam um pet shop para consertar o corte inadequado.

Como se trata de um serviço especializado e com boa demanda, ele pode ser o seu melhor atrativo da sua loja para um potencial cliente. Assim, vale a pena investir em groomers especializados e que realmente possam oferecer uma boa tosa. Com um bom serviço, as chances do cliente voltar e contratar outros serviços aumenta bastante.

Por fim, sabendo da importância desse serviço para o cliente, vale a pena pensar em ações de marketing atreladas a ele. Um cartão fidelidade, por exemplo, é uma ótima alternativa para manter o cliente de volta ao seu pet shop com mais frequência.

Tipos de tosa

Como explicamos existem diferentes tipos de tosa. Saiba mais sobre todos os tipos.

Tosa Higiênica

A tosa higiênica é comum em todas as raças e pode ser realizada em cães com qualquer tipo de pelo. Nesse tipo de tosa, o Groomer corta os pelos da região da genitália, barriga e também das patinhas. Esse tipo de tosa tem demanda o ano inteiro, para diferentes tipos de cães.

Tosa na Tesoura

A tosa é feita, tradicionalmente, apenas com a tesoura. Além disso, algumas raças de cães são intolerantes à máquina, seja por medo ou por problemas de alergia. Alguns pet shops abriram mão da tosa na tesoura em razão do tempo, já que esse processo é bem demorado. Porém, ela é a mais recomendada. Para evitar problemas decorrentes do próprio estresse do cachorro, vale a pena investir em uma clientela mais disposta a pagar por esse tipo de serviço, do que apostar todas as fichas na tosa de máquina.

Tosa Verão

Alguns pets sofrem muito com o calor. Por isso, fazer uma tosa que deixe a pelagem mais curta e rente a pele é ideal para que eles tenham mais conforto, mesmo com as altas temperaturas. Além de gerar maior bem-estar para o pet, esse tipo de tosa evita alguns problemas de pele como dermatites, por exemplo, que podem surgir por conta das altas temperaturas e grande umidade no ar.

A tosa de verão, no entanto, não é indicada para todas as raças. Ou seja, não é porque o cão é naturalmente peludo, que ele precisa ser tosado no verão. Vale destacar que a pelagem é uma forma de proteção para o cachorro, por isso, a tosa de verão pode causar o superaquecimento da pele e afetar a saúde de algumas raças. O Groomer deve saber exatamente quais são as raças que podem se submeter a esse tipo de tosa, antes de fazê-la.

Tosa na Máquina

A tosa de máquina, como o próprio nome já diz, é aquela feita por uma maquininha de corte de pelos. Essas máquinas, naturalmente, são específicas para cães e possuem lâminas que variam conforme o tipo de pelo e de corte. Em geral, as máquinas costumam estressar bastante os animais, já que eles possuem a audição mais sensível do que os humanos. Por isso, o ideal mesmo é investir na tosa em tesoura e usar a máquina apenas para cortes mais específicos ou diferenciados.

Tosa Bebê

A tosa bebê serve para deixar o cachorro com aspecto de filhote. Nesse tipo de tosa, os pelos são encurtados de modo uniforme e é recomendada para cães de pelos longos, como é o caso do Shih Tzu, Lhasa Apso, Yorkshire e Maltês. Alguns cães de pelo abundante, como é o caso do Chow Chow, também buscam esse tipo de tosa com frequência.

Tosa da Raça

Algumas raças que possuem pelos longos e abundantes contam com tosas específicas, criadas para o padrão da raça. Uma das tosas de raça mais conhecida é a dos Poodles, que ficam com bolinhas de pelo nas extremidades da pata e rabo. O Chow Chow também tem a do tipo “leão”, onde os pelos do peitoral e da cabeça ficam mais longos do que o do corpo, dando um aspecto de juba para esse cachorro.

Cada raça, na verdade, tem padrões de tosa específicos que devem ser conhecidas pelo Groomer. Claro que é possível inovar, caso haja um pedido do cliente, mas mesmo assim é fundamental conhecer o que pode e o que não pode para cada raça, para não prejudicar a saúde do próprio pet.

Acima de tudo, os pelos são uma camada natural de proteção do animal e não um recurso estético para ser cortado sem critérios.

Curso Montar Pet Shop