Cachorro na quarentena

Cachorro na quarentena: como manter o pet saudável durante o isolamento

A pandemia causada pelo coronavírus alterou a rotina de todo mundo, incluindo a dos pets. Na medida em que os donos estão evitando sair de casa, muitos cachorros na quarentena estão sofrendo com o confinamento, especialmente aqueles peludos que estavam acostumados com os passeios diários.

Ficar muito tempo em casa pode causar ansiedade, estresse e aumento de peso tanto para os cães quanto para os donos! Por isso, para manter a saúde física e mental dos peludos e dos humanos, separamos algumas dicas. Confira!

Cachorro na quarentena: pode passear?

Antes de dar algumas dicas sobre como se divertir com seu peludo, vale a pena esclarecer uma dúvida de muitos donos: afinal, pode passear com o cachorro na quarentena?

Segundo os órgãos de saúde e entidades veterinárias, tanto cães quanto gatos não podem transmitir a covid-19, nem tampouco podem ser infectados com o vírus. Porém, os animais podem sim carregar o vírus em suas patas e pelos, trazendo a contaminação para o ambiente doméstico.

A recomendação é que se evite os passeios durante a quarentena e as saídas sejam feitas somente quando necessário. Como alguns cães estão acostumados a fazer suas necessidades fora de casa, em casos assim, recomenda-se que as saídas tenham apenas essa finalidade.

Ao voltar é fundamental higienizar as patinhas com sabão neutro e água. O álcool em gel aqui não é indicado, pois pode ressecar as patas do animal.

As guias também devem ser higienizadas com álcool. Para os donos, a recomendação é usar a máscara e deixar os sapatos do lado de fora, bem como, lavar as mãos assim que voltar do passeio.

Também é recomendado escolher horários e locais estratégicos, onde seja difícil ter aglomeração de gente.

Dicas para se divertir com seu cachorro na quarentena

O confinamento pode deixar os cães bastante estressados, especialmente as raças que são naturalmente cheias de energia. O estresse de ficar em casa o dia todo, além de gerar comportamentos destrutivos, pode deixar o cão mais agressivo.

Para minimizar os impactos negativos do confinamento, vale a pena usar a criatividade e apostar em algumas alternativas que mantém seu cão em movimento e entretido.

Subir e descer as escadas do prédio

Para quem mora em apartamento, aproveitar as escadarias do prédio pode ser uma boa alternativa. Se no início seu peludo não gostar muito da ideia, procure incentivá-lo com carinho e petiscos.

O sobe e desce é excelente para queimar energia e como as escadarias em geral são cobertas, esse tipo de exercício pode ser ideal até para aquelas raças que sofrem com o calor. Vale a pena apostar!

Brinquedos interativos

Os brinquedos são uma ótima alternativa para gastar energia e entreter seu peludo. Uma simples bolinha ou um squeeze podem fazer a alegria do seu amigão. Porém, se mesmo assim o tédio bater, já existem alguns brinquedos interativos para cães que podem também ajudar. Eles estimulam os movimentos e a diversão do seu peludo e podem tornar o confinamento menos difícil. Sem dúvida, esse tipo de mimo vai agradar seu cachorro na quarentena e vai deixá-lo mais calmo por algum tempo.

Corrida de obstáculos

Um corredor, algumas almofadas e cadeiras deitadas podem ser um parque de diversões para o seu cachorro! Brincar de corrida de obstáculos também é uma excelente ideia, especialmente para raças que tem muita energia e adoram pular! Lembre-se que para o seu cão, isso tudo também é novo! Portanto, você vai precisar ensiná-lo como entrar na brincadeira. Usar dos petiscos, carinho e palavras de incentivo é sempre a melhor forma!

Caça ao tesouro

Deixar alguns petiscos e brinquedos escondidos no sofá e em alguns cantos da casa pode ser uma ótima maneira de distrair o seu cão por alguns momentos. Para os cães de caça, esse tipo de brincadeira é uma enorme diversão e pode ajudar seu peludo a se distrair por um bom tempo.

Terapias alternativas

Caso você perceba que o estresse do seu cachorro na quarentena está mesmo alto, também é possível buscar algumas terapias alternativas. Florais e Reiki são algumas das terapias que os donos podem recorrer para deixar o animal mais calmo e relaxado. Para fazer o uso dessas terapias, no entanto, procure um profissional especializado e que realmente entenda de cães e da raça do seu peludo.

TV para cachorro

Em alguns planos de TV por assinatura já existem canais específicos para cães. Pode parecer estranho, mas os peludos também se distraem com uma telinha. Essa pode ser mais uma, dentre as alternativas para distrair seu amigão. Mas, lembre-se que ela deve ser combinada com atividades que gastam mais energia. Sem dúvida ficar parado não é bom para ninguém, nem para os cães, nem para os donos.

Cuidados com a alimentação

Por fim, além das brincadeiras, vale a pena cuidar da alimentação do seu peludo nessa quarentena. Se a raça do seu cachorro já tem propensão a engordar, converse com o seu veterinário e busque alternativas menos calóricas e mais saudáveis.

Outra dica é não deixar a ração disponível o tempo todo para o seu peludo. Assim como nós, os humanos, os cães também podem descontar o tédio, o estresse e ansiedade na comida. Por isso, mantenha as porções controladas.

Diminuir muito a quantidade de ração e deixar o animal confinado podem multiplicar o estresse. Portanto, procure alternativas mais saudáveis ou vá diminuindo a quantidade de ração aos poucos para que o animal não se sinta privado de alimento.

Criatividade e paciência: a chave para lidar com seu cachorro na quarentena

São tempos difíceis para todos nós. Por isso, vale a pena respirar fundo e ter um pouco mais de paciência com o seu peludo, sem perder o comando. Episódios de xixi fora do lugar, latidos e um pouco de birra podem sim acontecer. Mas nesses momentos, nada de bater, gritar ou ser agressivo. Deixe claro aquilo que você não gostou e continue incentivando com carinho e petiscos os bons comportamentos.

Investir em alguns ensinamentos básicos de obediência também é uma ótima alternativa para a quarentena. Além de deixar seu cão entretido, você pode melhorar bastante a convivência com o seu amigão.

Curso Montar Pet Shop