Como ‘bombar’ seu pet shop usando as redes sociais?

Estar presente e ativo nas redes sociais é, hoje em dia, uma necessidade básica de qualquer negócio. Para os pet shops então, que lidam diretamente com público e vendem inúmeros produtos e serviços, estar onde todos estão é obrigatório! Pensando nisso, preparamos uma lista com tudo aquilo que você precisa saber para que sua página trabalhe a favor do seu negócio!

Antes, porém, um aviso: milagres não existem, o que existe é trabalho de qualidade, com consistência e planejamento. Portanto, se você está procurando uma fórmula única e mágica para o sucesso, já aviso que não encontrará. O que publicaremos são dicas para ajudar as lojas para animais no desenvolvimento de sua marca e no engajamento com seu público, o que pode melhorar as vendas e fidelizar clientes.

Mas nada de milagres, ok? Expectativas alinhadas, vamos à lista:

Redes sociais são conversas

Redes sociais não tem esse nome à toa. São sociais porque envolvem pessoas e, portanto, são locais de conversa. Tenha sempre em mente que suas publicações são oportunidades de falar e ouvir o seu público. Pensar dessa forma te ajudará a avaliar melhor o tipo de conteúdo que você colocará no mundo. Seja moderado e pense sempre como um usuário: afinal, você prefere ser bombardeado de propagandas de produtos ou aprender algo novo e útil sobre um assunto que você ama, como cães e gatos? 😉

Além disso, se redes sociais são locais de conversa, é muito importante ter paciência e saber ouvir o seu cliente. O que ele publica nas redes sociais pode servir para corrigir falhas de atendimento, melhorar processos existentes e até para ampliar o seu negócio. Trate-o com educação (sempre!) e tente resolver os problemas relatados com a maior agilidade e transparência possíveis. Aqui, também vale aquela máxima clássica do comércio: o cliente tem sempre razão.

Fui criticado e agora?

Como dito antes, seja educado sempre, acima de tudo. Se a crítica veio a partir de um problema com a compra, deixe claro ao cliente que você vai resolvê-lo o mais rápido possível – e CUMPRA, claro. Como erros sempre acontecem, aproveite-os para melhorar os processos internos, minimizando as chances de novos aborrecimentos. De novo: é muito importante se colocar no lugar do cliente e tentar resolver o problema. Crises existem, mas podem fortalecer o seu negócio, basta que as respostas sejam ágeis e simpáticas.

No Facebook, é melhor ter uma página ou perfil?

Muita gente tem essa dúvida, mas a resposta é bem simples: no Facebook, estabelecimentos comerciais só podem existir como página, nunca como perfil. É regra e está nas letras miúdas dos Termos de Uso que nunca lemos, mas sempre aceitamos. O descumprimento dessa norma implica na obrigatoriedade da migração para página ou até na exclusão sumária do perfil.

Acho que você não quer ter o trabalho de criar um perfil, colecionar milhares de amigos e depois perdê-los porque alguém o denunciou, certo? Portanto, não corra riscos e crie uma página. Com ela, você terá boas métricas para avaliar a audiência de seus posts e a possibilidade de investir em anúncios, podendo alcançar melhor o seu público. Além disso, perfis só podem acumular 5 mil amigos, enquanto as páginas não têm limite para isso.

Planejamento e frequência são as chaves do sucesso!

Chegamos a um ponto crucial para o sucesso da sua página: o planejamento de conteúdo. Separe um tempo em sua rotina para pensar e anotar ideias que podem se transformar em posts. Pense em assuntos legais relacionados à raiz do seu negócio – no caso, seu pet shop. Use uma planilha, um caderno ou o bloco de notas do celular para anotar as ideias e definir as datas em que você (ou quem você determinar) vai escrever e publicar os posts. Não esqueça este cronograma e publique com frequência, para que os algoritmos da rede social entendam sua rotina e seus seguidores se acostumem com seu conteúdo. O ideal é postar três vezes por semana, mas não se atenha a isso. Estabeleça uma meta confortável e se dedique à cumpri-la da melhor forma possível.

Sobre o conteúdo, intercale posts que falem sobre seu ganha-pão (novos produtos, promoções, etc.) a outros sobre causas que você defende (adoção de animais, por exemplo) e referências que inspiram o seu trabalho. Compartilhar conteúdo interessante produzido por quem você admira também é uma boa ideia. Só não caia na tentação de publicar posts somente sobre seus produtos, por mais que você os considere essenciais ao cliente. Tente levar conhecimento e entretenimento às pessoas, é isso que elas buscam. Neste caso, vale repetir a recomendação: pense sempre como um usuário e avalie se você gostaria de ser impactado pelo conteúdo que está criando.

Meu alcance (número de pessoas que viram a publicação) no Facebook está baixo, posso impulsionar?

Sem dúvida! Porém, como tudo nas redes sociais, isso também requer planejamento. Embora seja relativamente barato fazer com que os posts cheguem à mais pessoas, o ideal é esperar algumas horas (ou um dia) para saber como o post irá performar organicamente. Isso te dará uma ideia de assuntos e abordagens que funcionam ou não com o seu público, permitindo que você adapte ou melhore suas postagens futuras. Para saber mais sobre impulsionamento, acesse esta página de ajuda do Facebook. Caso queira criar anúncios na plataforma, este link é um bom lugar para começar a aprender.

Cuidado com as promoções!

Sentiu vontade de criar uma promoção para atrair mais seguidores para a sua página? Antes de tomar qualquer atitude, leia este post até o final para entender a nova legislação, que desde 2013 regula as atividades promocionais em redes sociais.

Em resumo…

  • Em redes sociais, não existe fórmula mágica; existe trabalho duro, planejamento e frequência na publicação de conteúdo relevante para a sua comunidade.
  • Redes sociais são conversa, então esteja sempre disposto a falar e principalmente ouvir com atenção e educação.
  • Seu cliente relatou um problema? Concentre suas forças em resolvê-lo com rapidez e transparência. Se der certo, você poderá sair dessa crise fortalecido!
  • No Facebook, crie uma página, nunca um perfil; isso é contra a regra da rede e você pode perder todo seu trabalho caso ele seja excluído pela plataforma.
  • Crie um planejamento de conteúdo: anote as ideias em um papel ou planilha e estabeleça um cronograma, mantendo a frequência de posts da página.
  • Publique posts que falem dos seus produtos, mas não exagere; busque também entreter e gerar conhecimento sobre seu expertise para os clientes, fidelizando-os.
  • Para saber se está tendo bom senso nas publicações e na gestão de comentários, busque se colocar sempre no lugar dos usuários.
  • Use o impulsionamento com parcimônia; veja como seu post performa nas primeiras horas e só aí decida se vale colocar dinheiro para alcançar mais pessoas.
  • Cuidado ao fazer promoções na internet; desde 2013, uma regra estabelece o que pode e não pode ser feito. Informe-se!

Uma última coisa:

Existem muitas redes sociais e você não precisa estar em todas elas. É mais importante estar “de corpo e alma” em uma só do que em várias apenas para dizer que está presente. Por isso, vale a pena conhecer as características de cada uma delas, avaliar se serão úteis ao seu negócio e se você conseguirá atingir seu público. No caso dos pet shops, estar na rede mais popular (Facebook) e naquela cujo foco é fotografia (Instagram) pode ser suficiente. No entanto, o mais importante é produzir conteúdo constante e atraente, sempre alinhado aos interesses do seu negócio e de seus consumidores.

LEIA TAMBÉM: “Cinco dicas para promover o seu pet shop no Instagram e ter sucesso!” no blog Vetus.

Curso Montar Pet Shop